quarta-feira, 23 de junho de 2010

Convulsão

É um fenomeno eletro-fisiológico anormal temporario que acontece no cérebro e que resulta numa sincronização anormal da atividade elétrica neuronal. Estas alterações podem refletir-se a nível da tonacidade corporal (gerando contrações involuntarias da musculatura, como movimentos desordenados, ou outras reações anormais como desvio dos olhos e tremores), alterações do estado mental, ou outros sintomas psiquicos.

O indivíduo nas crises, pode apresentar perda de memória, sensação de dejà vu (locais estranhos tornam-se familiares), sensações anormais espasmos musculares intensos, grandes contrações musculares, desntes cerrando e provoca grande produção de saliva (começa a "babar" involuntariamente).

Temos como principais causas de convulsões:
- Acidentes de carro, quedas, ou outros traumas na cabeça;
- Meningite;
- Desidratação grave;
- Intoxicações ou reações a medicamentos;
- Hipoxemia perinatal (falta de oxigênio aos recém nascidos em partos complicados);
- Hipoglicemia (baixa glicose no sangue);
- Eplepsias (crises convulsivas repetitivas não relacionadas à febre nem a outras causas acima relacionadas; tem forte herança familiar);
- Convulsão febril (causada por febre).

É importante dizer que a convulsão não é transmissível ("não se pega"), não havendo motivo para evitar o contato com pessoas que sofreram algum destúrbio convulsivo ou descrimina-las.
Também deve ser lembrado que há outras causas de convulsões além da epilepsia (citada acima).