quinta-feira, 17 de junho de 2010

O que fazer durante o Enfarte?

  • Providencie auxilio medico imediato.
  • Deixe o paciente em posiçao confortável, calmo, aquecido, e com roupas afrouxadas.
  • Se houver parada cardiorespiratória, aplique a ressucitação cardiopulmonar.











Bibliografia: Guia Prático de Primeiros Socorros Dpaschoal.

Enfarte




Enfarte agudo do miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, é o processo de morte (necrose) de parte do músculo cardíaco por falta de aporte adequado de nutrientes e oxigénio.

O coração é um órgão responsável pelo bombeamento de sangue (com substâncias energéticas) para todo o organismo. Por se tratar de um músculo em contínua actividade, as suas exigências metabólicas também são elevadas. Devido a isto, qualquer patologia que interfira na sua nutrição afectará todo o balanço energético do organismo. As consequências são diversas, podendo desde pouco interferir no funcionamento normal do corpo até a morte súbita da pessoa.

É causado pela redução do fluxo sanguíneo coronário de magnitude e duração suficiente para não ser compensado pelas reservas orgânicas.

A causa habitual da morte celular é uma isquemia (deficiência de oxigénio) no músculo cardíaco, por oclusão de uma artéria coronária. A oclusão dá-se em geral pela formação de um coágulo sobre uma área previamentelimitada por aterosclerose.
O diagnóstico definitivo de um enfarte depende da demonstração da morte celular. Este diagnóstico é feito de maneira indirecta, por sintomas que a pessoa sente, por sinais de surgem em seu corpo, por alterações num eletrocardiograma e por alterações de certas substâncias (marcadores de lesão miocárdica) no sangue.

O tratamento procura diminuir o tamanho do enfarte e reduzir as complicações pós-enfarte. Envolve cuidados gerais como repouso, monitorização intensiva da evolução da doença, uso de medicações e procedimentos chamados invasivos, como angioplastia coronária e cirurgia cardíaca. O tratamento é diferente conforme a pessoa, já que áreas diferentes quando a localização e tamanho podem ser afectadas, e resposta de cada pessoa ao enfarte ser particular.

O prognóstico, ou seja, a previsão de evolução, será tanto mais favorável quanto menor a área de enfarte e mais precoce o seu tratamento.

Bibliografia: Guia prático Primeiros Socorros Dpaschoal.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Parada Cardiorespiratória


A parada cardiorespiratória ou PCR é a interrupção da circulação sanguínea que ocorre por consequência da interrupção súbita e inesperada dos batimentos cardíacos ou da presença de batimentos cardíacos ineficazes. Após uma PCR o indivíduo perde a consciência em cerca de 10 a 15 segundos devido à parada de circulação sanguínea cerebral.


Caso não haja retorno à circulação espontânea e o paciente não seja submetido a ressuscitação cardiopulmonar, a lesão cerebral começo ocorrer em cerca de 3 minutos e após 10 de ausência de circulação as chances de ressuscitação são proximas a zero.


A parada cardiorespiratória pode acontecer na presença de três ritmos cardíacos diferetes: Fibrilação Ventricular (caracterizado por um ritmo cardíaco rápido, irregular e ineficaz); Assistolia (ausência de ritmo cardíaco, interrupção da atividade elétrica do músculo cardíaco); Atividade elétrica sem pulso (presença de atividade elétrica no músculo cardíaco, não há circulação sanguínea e os batimentos cardíacos são ineficazes).


As causas da parada cardiorespiratória são varias, podendo ser resultado de: choque circulatório, choque séptico, trauma, doença cardiovascular, entre outras. Um infarto pode causar parada cardiovascular, ja que este pode prejudicar o músculo do coração impedindo-o de se contrair vigorosamente.


A pulsação do coração faz com que o sangue circule por todo o corpo. Quando o coração não funciona corretamente ou para, o sangue que conduz oxigênio e nutrientes não chega aos tecidos e órgãos, fazendo com que órgãos vitais como coração e pulmão parem de funcionar por falta de energia.


O diagnóstico de parada cardiorespiratória pode ser obtido através de ausência de movimentos respiratórios, inconsciência, cor arroxeada de unhas e lábios, dilatação das pupilas.