quarta-feira, 16 de junho de 2010

Parada Cardiorespiratória


A parada cardiorespiratória ou PCR é a interrupção da circulação sanguínea que ocorre por consequência da interrupção súbita e inesperada dos batimentos cardíacos ou da presença de batimentos cardíacos ineficazes. Após uma PCR o indivíduo perde a consciência em cerca de 10 a 15 segundos devido à parada de circulação sanguínea cerebral.


Caso não haja retorno à circulação espontânea e o paciente não seja submetido a ressuscitação cardiopulmonar, a lesão cerebral começo ocorrer em cerca de 3 minutos e após 10 de ausência de circulação as chances de ressuscitação são proximas a zero.


A parada cardiorespiratória pode acontecer na presença de três ritmos cardíacos diferetes: Fibrilação Ventricular (caracterizado por um ritmo cardíaco rápido, irregular e ineficaz); Assistolia (ausência de ritmo cardíaco, interrupção da atividade elétrica do músculo cardíaco); Atividade elétrica sem pulso (presença de atividade elétrica no músculo cardíaco, não há circulação sanguínea e os batimentos cardíacos são ineficazes).


As causas da parada cardiorespiratória são varias, podendo ser resultado de: choque circulatório, choque séptico, trauma, doença cardiovascular, entre outras. Um infarto pode causar parada cardiovascular, ja que este pode prejudicar o músculo do coração impedindo-o de se contrair vigorosamente.


A pulsação do coração faz com que o sangue circule por todo o corpo. Quando o coração não funciona corretamente ou para, o sangue que conduz oxigênio e nutrientes não chega aos tecidos e órgãos, fazendo com que órgãos vitais como coração e pulmão parem de funcionar por falta de energia.


O diagnóstico de parada cardiorespiratória pode ser obtido através de ausência de movimentos respiratórios, inconsciência, cor arroxeada de unhas e lábios, dilatação das pupilas.